Como Escolher O Tamanho Da Bicicleta? - Faq

As primeiras perguntas que uma pessoa pergunta quando começa a pedalar são: qual é o tamanho de bicicleta certo para mim? Que tamanho devo comprar para a minha filha? Em alguns casos, a resposta é simples mas outras perguntas são mais difíceis porque, com vestuário e calçado, não há uma tabela de tamanhos genéricos para todas as marcas e corremos o risco de enganar-nos se não o revisamos duas vezes. Os tamanhos das bicicletas podem variar incluso na mesma marca, dependendo do desenho e geometria da bicicleta e da disciplina para a qual foi criada.

A boa notícia é que todas as marcas proporcionam uma tabela de tamanhos para te ajudar a escolher o tamanho adequado para ti. Além disso, alguns vendedores online oferecem ajuda personalizada baseada em medidas específicas do corpo para pessoas que procuram uma bicicleta.

Mesmo assim, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre o tamanho das bicicletas: 

  • Qual é o tamanho de bicicleta certo para mim?

    Normalmente,
    a tua altura determina o tamanho que necessitas e é o teu ponto de referência para verificar a tabela de tamanhos de outras marcas. 

    Muitas marcas determinam os seus tamanhos dependendo da medida do canote do selim. Os tamanhos podem ser marcados em cm (48, 50, 52…), polegadas (17,19…) ou tamanhos (XS, S, M, L…). As polegadas são a medida mais habitual para as bicicletas de montanha, pois as primeiras bicicletas todo o terreno foram fabricadas nos Estados Unidos. No entanto, hoje em dia, muitas marcas preferem determinar os tamanhos com letras em lugar de números nos seus próprios modelos para não confundir o cliente.  

    Há uma medida clássica que te pode ajudar a escolher o tamanho da tua bicicleta: o Standover Height. É a separação entre o tubo superior da tua bicicleta e o teu entrepernas, ficando parado na frente do selim com os teus pés no chão. Esta separação deve ser de 2 cm ou 5 cm.  
  • Quais são as medidas das que preciso para saber o meu tamanho?

    Como já mencionamos, a altura é importante mas, se queres saber o teu tamanho com mais exactidão, deves tirar a medida do interior das tuas pernas: tira os teus sapatos, fica parado e, com as tuas pernas retas, mede a distância desde o chão até a entreperna. Para que seja mais fácil, segura um livro entrepernas.

    Para saber o teu tamanho numa bicicleta de montanha, multiplica esta medida por 0.21 para obter o tamanho em polegadas, ou por 0.54 para obter o tamanho em cm. 

    Para uma bicicleta de estrada, multiplica esta medida por 0.665 para obter o tamanho em cm.
  • E se as minhas medidas estão entre dois tamanhos?

    Neste caso, pode tirar a tua medida desde a ponta duma mão até a ponta da outra mão com os teus braços estendidos em paralelo ao chão com os ombros num ângulo de 90º. Se esta medida for mais longa do que a tua altura, escolha o tamanho mais alto. Se for mais baixa, escolhe o tamanho mais pequeno.

    Afortunadamente, isto pode ser resolvido facilmente usando uma mesa mais longa ou mais curta ou um canote com ou sem setback.
  • Sou uma mulher, qual é o tamanho certo para mim? Uma bicicleta para mulher tem o mesmo tamanho do que uma unissexo? 

    O tamanho está baseado na tua altura e deves seguir as recomendações mencionadas anteriormente.

    Os tamanhos para as bicicletas para mulheres são os mesmos do que os tamanhos para as bicicletas unissexo. Há mulheres que se sentem mais confortáveis numa bicicleta para mulheres graças aos seus componentes específicos, à sua geometria e as suas rodas levemente mais pequenas, enquanto que outras mulheres escolhem os modelos unissexo.
  • Como escolher o tamanho adequado para crianças?

    Há três coisas a ter em conta: A altura e a idade da criança e o fato de que, nas bicicletas para crianças, as rodas medidas em polegadas determinam o tamanho da bicicleta. Em resumo:

    Para os mais pequeninos (crianças entre 2 e 4 anos com altura entre 85 e 105 cm), a roda será de 12 polegadas, mais conhecidas como bicicletas sem pedais ou “push bikes”.

    Depois, há bicicletas de 14 polegadas com pedais e com ou sem rodas laterais, desenhadas para crianças entre 3 e 6 anos e entre 95 e 115 cm de altura.

    Duas polegadas mais e encontramos as bicicletas de 16 polegadas, praticamente as mesmas que as anteriores mas um bocadinho mais grandes, para ser usadas por crianças de mais de 7 anos e uma altura entre 100 e 135 cm.

    O passo seguinte são as bicicletas de 20 polegadas para crianças de 6 a 10 anos, até 140 cm de altura. Estas já não têm rodas laterais.

    O último tamanho é a bicicleta de 24 polegadas para crianças mais velhas do que os 9 anos e com mais de 135 cm de altura. 
  • O quê significa bicicleta de 26 polegadas?

    Uma bicicleta de 26 polegadas refere-se ao tamanho da roda, não ao quadro, por tanto, não falamos do tamanho da bicicleta. Acontece a mesma coisa com as bicicletas de 27.5 ou 29 polegadas. Nos três casos, sempre falamos de bicicletas de montanha ou bicicletas híbridas.
  • É importante o tamanho do quadro?

    Sim e não. O tamanho do quadro define o tamanho da bicicleta e, embora seja muito importante usar o adequado para pedalar comodamente e manejar a bicicleta corretamente, é verdade que podemos utilizar outros componentes para corrigir um pequeno erro no tamanho, mas só ligeiramente. Se precisas dum tamanho L, não faz sentido escolher uma bicicleta de tamanho S, ou se estiveres entre S ou M, seria uma má decisão escolher um tamanho L.
  • Onde posso encontrar o tamanho da bicicleta?

    O tamanho da bicicleta normalmente está pintado ou colado no tubo superior ou no canote do selim, onde verás um número em cm ou polegadas, ou letras. Se não houver nenhum dado,  utiliza uma fita métrica para verificar a medida do canote onde está colocado o selim. Esse é o tamanho da tua bicicleta. 
  • Devo tocar o chão com os pés? 

    Se és principiante, então SIM. É recomendável ser capaz de pôr os pés no chão facilmente enquanto estás sentado. Não é a posição mais ótima mas é a mais rápida. Mais tarde, com mais confiança e habilidade, podes subir o selim e tocar o chão apenas com os dedos dos pés.
  • Sinto-me seguro na bicicleta. Qual é a altura certa do selim?

    Deves usar a medida do interior das tuas pernas, como já mencionamos anteriormente, e multiplicar por 0.88. O resultado será a distância entre o movimento central (o ponto central onde giram as pedivelas) e o ponto mais alto do selim.

    Também podes fazê-lo no modo tradicional. Sobe na bicicleta, apoia o calcanhar no pedal no seu ponto mais baixo. Nesse ponto, a tua perna deve ficar quase reta. Se não podes alcançá-lo, o selim está muito alto é, se a perna está dobrada, deves subir o selim.
  • Não compreendo, não tenho uma fita métrica, é muito confuso, preciso de ajuda...

    Acode à tua loja habitual. Descreve a tua condição física (estado de forma, flexibilidade, lesões, etc.) ao vendedor e diz-lhe para que queres utilizar a bicicleta. Podem dar-te alguns conselhos e, dependendo da loja, vais ser capaz de pôr à prova diferentes modelos e tamanhos antes de escolher o adequado.

    Se vais gastar muito dinheiro numa bicicleta, é crucial receber conselhos do vendedor ou de um experto biomecánico. Pedir conselho e testar a bicicleta numa loja é grátis, e o preço mínimo dum análise biomecânico é de 100€.

Finalmente, é importante conhecer a medida correta do quadro, no entanto as bicicletas não são feitas a medida. Com o uso e a prática podes ajustar a bicicleta às tuas medidas ou necessidades, mudando a altura e/ou o comprimento da mesa, o guidão, o canote e o selim. Depois de tudo, a bicicleta deve se adaptar a ti e não ao contrário.
← Volver al blog

También te puede interesar...