Equipamento Básico De Ciclismo Para Principiantes

Se escolheres uma bicicleta todo o terreno ou uma bicicleta de estrada, há um tipo de equipamento básico para ambas as duas e, mesmo que não seja considerado essencial (além do capacete), vai te ajudar a te sentir confortável e a desfrutar do percurso.

  • Segurança:

    Um capacete pode salvar a tua vida e em vários países é obrigatório. Há uma ampla variedade de capacetes onde poderás achar a proteção adequada para ciclismo de estrada ou ciclismo de montanha sem gastar muito dinheiro. Recorda que o capacete não se pode mover do lugar, por isso escolhe o tamanho correto e um modelo confortável.

    Uma luz traseira e uma luz frontal é fundamental para te ajudar a ver e ser visto. Se usas muito a tua bicicleta, se calhar é uma boa ideia investir em luzes com pilhas recarregáveis para não gastar em pilhas de uso único.

    O cadeado de bicicleta é opcional, mas se acha que precisas de proteger a tua bicicleta dos ladrões, não hesites em comprar um cadeado e não te importes nunca mais de onde deixas a tua bicicleta.
  • Roupa de ciclismo:

    Calções de ciclismo e camisolas de ciclismo de manga curta no verão, camisolas de ciclismo de manga comprida no inverno. Naturalmente, podes praticar ciclismo em calças de algodão e camisola, mas o teu corpo (especialmente a tua bunda) vai apreciar um acolchoado extra na carneira dos calções de ciclismo e o ajuste perfeito, a respirabilidade e a ventilação oferecidas por peças de roupa leves, desenhadas para o ciclismo.
  • Acessórios de ciclismo:

    Tal como o próprio nome indica, não são necessários. Bem-vindo ao universo infinito dos “não é necessário mas…”, assim que, por razões de segurança, vamos falar apenas de dois tipos de acessórios de ciclismo: os óculos de ciclismo e as luvas.

    Óculos de ciclismo. Posso usar os meus óculos de sol de uso diário? Sim e não. NÃO se a armação é feita de metal e SIM se é feita de plástico. Em qualquer caso, os óculos desportivos são mais leves, confortáveis e seguros, e oferecem uma melhor proteção contra o vento do que os óculos habituais.

    Luvas. Não são essenciais mas as luvas acolchoadas vão fazer com que a rota seja mais confortável e segura caso caires. No ciclismo de montanha é aconselhável o uso de estas luvas. 
  • Kit de Ferramentas para a Bicicleta:

    Furos: Se não tens pneus tubeless (com líquido dentro que sela furos pequenos), vais precisar de uma alavanca para pneus, um tubo para o tamanho dos teus pneus e uma bomba para inflá-los. Se levas uma pequena caixa de remendos e cola, vais ser capaz de chegar a casa ainda que os pneus tenham mais de um furo.

    Ferramenta multiusos com descravador de corrente para poder reparar a corrente quebrada porque, sem ela, voltarás para casa como uma criança sem pedais.

    Onde guardar todas estas coisas? Há diferentes opções: 

    O mais comum é guardar tudo nos bolsos traseiros da camisola de ciclismo. Não é a opção mais confortável mas é a mais barata.

    A opção mais comum com uma ampla variedade de soluções é uma bolsa para a bicicleta. São fabricadas em diferentes tamanhos dependendo de o que quiseres pôr dentro. Há bolsas para o selim, bolsas para o guiador, bolsas para o quadro, etc.

    Os bidões porta-ferramentas são muito úteis ainda que vais terminar apenas com uma garrafa de água (ou com nenhuma se só tiveres um porta-bidon disponível).
  • Não te esqueças de beber e comer

    Vais precisar de uma garrafa de água ou mais. Também podes escolher uma mochila de hidratação e utilizá-la também para levar o teu kit de ferramentas. 

    Alimento. Embora não saias por mais duma hora e não penses em comer nada, levar uma banana na tua camisola de ciclismo não é má ideia. Os géis energéticos e as barras proteicas são outra opção prática (recorda: as embalagens vão ao lixo, NUNCA à sarjeta ou ao campo).
  • Telemóvel

    Graças ao smartphone e todas as aplicações gratuitas (Google Maps, Wikiloc, Komoot, BikeMap, etc.) podemos saber para onde vamos, quantos quilômetros fazemos, planificar rotas, etc. Há vários suportes para bicicletas para fixar no guiador. Alguns modelos de bolsas de ferramentas têm uma dupla função de ver o ecrã do telemóvel e guardar comida e ferramentas.

Nesta guia não te queremos convencer para começar a comprar equipamento antes de subir na bicicleta. É importante começar pela coisa mais simples: pedalar. Com tempo e prática, conhecerás as tuas próprias necessidades e qual é o equipamento que precisas.

Gostaríamos de concluir com uma recomendação para todos os ciclistas, tanto principiantes como experientes: Além de levar carregada a bateria do telemóvel, deves levar sempre contigo o teu Cartão de Cidadão e algo de dinheiro, caso precisares dele.
← Volver al blog

También te puede interesar...