cover 08d337e7 d3a9 4463 8d70 a7ef3604ca78

Como escolher a camisola de ciclismo adequada

Criamos uma simples guia com dicas e conselhos para te ajudar a decidir que camisola de ciclismo é a adequada para ti.

Tipos de camisolas de ciclismo

Simplesmente, as duas mais comuns são:

De manga curta. Imprescindível no verão, assim como com temperaturas quentes e suaves. Cada verão é diferente, então, dependendo do clima, pode ser combinada com uma camisola interior sem mangas feita com tecido de malha.

De manga comprida. Recomendada na primavera e no outono, deve ser combinada com uma camisola interior térmica. Pode ser uma camisola interior feita com tecido micromesh (ou de malha) quando o clima é mais cálido ou lã merino para temperaturas mais baixas.

Tecidos

Fibras sintéticas como por exemplo: poliéster, spandex, náilon e lycra (ou elastano).Todas elas são respiráveis e elásticas, umas mais do que outras. Dependendo da composição da camisola de ciclismo, esta vai ser mais ou menos elástica, leve, respirável e cara.

Fibras naturais como a lã merino. Um tecido extremamente resistente ao frio e de secagem rápida, comummente usada nas camisolas interiores. Mantém o corpo quente e seco incluso quando estás a suar. É utilizada também para camisolas de ciclismo, as quais podem ser feitas de lã 100% merino ou duma mistura de lã e fibras sintéticas para garantir um ajuste perfeito e mais elasticidade.

A maioria das camisolas de ciclismo incluem tecidos com proteção solar, no entanto é imprescindível aplicar o protetor solar nas áreas diretamente expostas à radiação ultravioleta na prática do ciclismo.

Tamanho e ajuste

Certifica-te de tirar as tuas medidas e procurar a tabela de tamanhos da marca porque cada marca fabrica a suas peças de forma diferente e cada tipo de corpo é único.

O ajuste ao corpo é sempre especificado pela marca e pode ser mais ou menos justo, dependendo do corte e da elasticidade do tecido. Geralmente, as camisolas de baixa e média gama são menos justas, enquanto que as de gama média e alta são mais justas.

Como já dissemos, cada tipo de corpo é único e cada ciclista também. Há ciclistas que praticam o ciclismo recreativo que preferem peças de roupa mais justas, enquanto que há alguns adictos ao ciclismo que escolhem um ajuste mais folgado. O mais importante é se sentir confortável e se assegurar de que a camisola de ciclismo adapta-se corretamente ao teu corpo e aos teus gostos, dando-te liberdade de movimento enquanto exercitares.

Tem em conta que uma camisola de ciclismo é criada para se ajustar à posição do ciclista na bicicleta , pelo que é completamente normal que a camisola seja mais comprida pela parte de trás do que na parte da frente. Além disso, é também normal que a camisola seja mais justa nos ombros.


Acabamento e detalhes

A diferença entre uma camisola de ciclismo de alta e de baixa qualidade está nos detalhes. Quanto melhor é o acabamento, melhor é a camisola. Os detalhes mais básicos são os seguintes:

  1. Dois ou três bolsos traseiros para géis energéticos e barras, o telemóvel, peças de reposto/ferramentas, etc.
  2. Um bom fecho zíper que escorregue corretamente e não fique emperrado na roupa. 
  3. Costuras planas e acabamento perfeito para evitar a fricção e rasgados. 
  4. Elementos antideslizantes para que a camisola fique no lugar.

Em camisolas de ciclismo de alta gama, apareceram algumas melhoras:

  1. Corte laser nas mangas para um ajuste perfeito nos braços.
  2. Tecido microperfurado ou de malha nas axilas, nos laterais e nas costas para uma melhor ventilação dessas áreas.
  3. Bolsos traseiros com fecho zíper para guardar as suas chaves, o Cartão de Cidadão, dinheiro, etc.
  4. Bandas elásticas interiores com extra grip no quadril.

Design e cores

A camisola de ciclismo é a peça estrela do equipamento de ciclismo. Os ciclistas mais lendários fazem lembrar das camisolas de ciclismo, as equipas, os designs e as cores. Escolher a camisola baseando-se no seu design é tão importante como qualquer dos pontos antes mencionados. Até mesmo se te proteger perfeitamente e te cair que nem uma luva, se não gostares do design, não vais querer usá-la e vai ficar provavelmente no fundo do teu guarda-roupa.

Os gostos são pessoais mas, quando se trata de escolher uma camisola de ciclismo, tens de ter a segurança em mente. Além de te fazer sentir bem, as cores e os designs são muito importantes para garantir a tua visibilidade nas estradas.

Os designs e as cores brilhantes e chamativas demonstraram a sua efectividade na melhora da visibilidade em distâncias longas à luz do dia, mas também são essenciais os detalhes refletivos. Assegura-te de que a camisola inclua elementos refletivos, mesmo se comprares uma camisola clara ou escura.

Deixar um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados *

Artigos em destaque