cover2 0d798225 3757 4f8e b91a 2c6d66233a6c

10 Benefícios do Ciclismo para as Mulheres

O ciclismo oferece muitos benefícios importantes para as mulheres, mesmo se utilizarem a bicicleta como meio de transporte ou se praticarem diferentes variantes do desporto. Desde a bicicleta todo o terreno elétrica até a bicicleta urbana dobrável, e desde o passeio familiar até rotas quilométricas através de passos de montanha, há muitas formas de pedalar e desfrutar da experiência de escolher o teu próprio ritmo.

Primeiro que tudo, precisas conhecer o teu próprio corpo, as tuas forças e as tuas debilidades para decidir como utilizar a tua bicicleta e estabelecer objetivos atingíveis de curto prazo. Não estabeleças objetivos inalcançáveis, pois só vais ficar frustrada. Simplesmente, desfruta de cada percurso e chegarás onde nunca achaste possível. Ao longo do percurso, comprovarás os benefícios do ciclismo para a tua saúde, o teu corpo, a tua mente e a tua vida. Aquí tens alguns exemplos:

  • O ciclismo melhora a saúde cardiovascular, aumentando a capacidade dos pulmões e queimando a gordura de todo o teu corpo, reduzindo o colesterol e a pressão sanguínea e favorecendo a circulação do sangue.

  • Andar de bicicleta fortalece os músculos das pernas e dos glúteos. O ciclismo ajuda a reduzir a celulite, estimulando a gordura e os fluídos acumulados nos membros inferiores.

  • Praticar ciclismo regularmente e uma dieta saudável e equilibrada vai manter a gordura do teu corpo sob controle e vai te ajudar a perder esses quilos extras. Se sofres de sobrepeso ou obesidade, o ciclismo é perfeito, pois é um desporto de baixo impacto e os teus tornozelos, joelhos e quadris vão te agradecer!
     
  • As mulheres são mais propensas a sofrer artrite, por isso, se tiveres problemas nas articulações ou nos ligamentos e quiseres praticar algum desporto, a bicicleta é o melhor veículo para te deslocares ou para exercitares o teu corpo.

  • Pedalar regularmente também melhora o sistema imunológico. Um estudo da Universidade de Birmingham encontrou que o timo (da palavra grega ‘thýmos’ que significa “energia da vida”, um órgão conhecido como a glândula da saúde e a imunidade) duma pessoa idosa que praticava ciclismo regularmente produzia tantas células T como uma pessoa de 20 anos.

  • Os benefícios do ciclismo não são apenas físicos, se não que a mente também sofre uma mudança positiva. As endorfinas que o nosso cérebro solta enquanto pedalamos vão beneficiar a tua saúde mental. As hormonas da felicidade são as conexões psicológicas que conectam o sentimento do bem-estar e o exercício físico.

  • Mover-te na cidade de bicicleta causa menos estresse que ir de carro e, quanto mais bike friendly seja a tua cidade, mais fácil será circular de bicicleta. Chegar ao teu destino mais rapidamente e economizar tempo é possível – dependendo da cidade, pois os paraísos ciclistas como Holanda, Bélgica e Dinamarca não são comuns no resto do mundo.

  • O ciclismo é também uma excelente maneira de desocupar a tua mente, libertar tensão, esquecer os problemas diários ou incentivar a criatividade, deixando surgir novas ideias e pensamentos. Tudo isso sem mencionar o sentimento de felicidade quando andar de bicicleta, começar uma rota e ir mais longe do que o dia anterior, ir mais rápido ou simplesmente ficar menos cansado que a última vez. A tua confiança e auto-estima melhoram, sentindo-te mais poderosa depois de atingir a meta.

  • O ciclismo também muda a tua mentalidade. Tornamo-nos conscientes do nosso estado físico, focamo-nos na nossa saúde e fazemos tudo o que é possível para manter um estilo de vida saudável. Podemos dizer que o ciclismo muda as nossas vidas porque o tempo que passamos pedalando se traduz em hábitos de vida saudáveis. Não vais dedicar esse tempo a outra atividade menos saudável ou prejudicial.

  • E finalmente, graças ao ciclismo podes passar mais tempo com a tua família, o teu cônjuge ou as tuas amizades. Uma das melhores coisas do ciclismo é que podes praticá-lo sozinha ou acompanhada. Fazer uma rota de bicicleta em companhia, não é só bom para ti, mas também para os teus entes queridos. Não importa se não estão ao mesmo nível e não podem seguir o mesmo ritmo, desacelera e deixa eles ganhar alguma vez. :))

Estes são alguns dos muitos benefícios do ciclismo para as mulheres. Se não tiveres uma bicicleta, consegue uma que seja adequada para as tuas necessidades e procura ajuda para adaptá-la ao teu corpo. Sentir-se confortável na bicicleta é essencial para desfrutar do percurso e da companhia.

1 comentário acerca de “10 Benefícios do Ciclismo para as Mulheres”

  1. Pingback: Benefícios da bicicleta para o corpo feminino - Bike no ar

Deixar um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados *

Artigos em destaque