interiores 96fc04f2 621a 42dd ac7d 0e3e188995e4

Guia de camisolas interiores para ciclismo

Já falamos sobre a importância das camisolas interiores num artigo anterior sobre O que vestir no inverno para proteger o teu tronco. Esta vez vamos detalhar um bocadinho mais e explicar as diferentes opções de camisolas interiores que temos na Siroko. Aqui podes achar uma pequena guia que podes aplicar facilmente com outras marcas, já que as diferenças entre fornecedores são menores e baseadas principalmente em designs e acabamentos. 

amazonas base layer women frontal

O quê é uma camisola interior em ciclismo?

Uma camisola interior é a primeira peça de roupa que toca a pele. Deve ser respirável, de secagem rápida, com bom ajuste e confortável, é por isso que tem dois trabalhos: 

  1. Absorver o suor e afastar a humidade com o fim de manter a tua pele seca.
  2. Ajustar a temperatura corporal.

Para atingir estas duas finalidades, esta peça cria uma fina camada de ar que nos protege do frio durante o inverno e mantém a nossa pele seca e fresca durante o verão. É por isso que se deve ajustar confortavelmente para o tecido tocar a pele, enquanto que ao mesmo tempo é agradável de usar. Deve ajudar a melhorar o movimento durante os exercícios e prever a fricção.  

Tipos de camisolas interiores

Para começar, há uma distinção entre camisolas interiores para mulher e para homem. Não vamos incluir os soutiens de desporto nesta categoria para poder falar em profundidade sobre as camisolas interiores.

layering combo baselayers

Há três tipos segundo o tecido:

  1. Fibras sintéticas com tratamento antibacteriano e anti-odor ou sem ele. Estas fibras secam rápido.
  2. Lã merino. Tecido natural com propriedades antibacterianas. Demora mais tempo a secar.
  3. Mistura de lã merino e fibras sintéticas. Tem um bom ajuste no corpo, é leve e de secagem rápida.

De acordo com o comprimento das mangas existem três tipos:

  1. Manga comprida
  2. Manga curta
  3. De alças

A combinação mais comum para ambos homens e mulheres:

  1. Camisolas interiores de alças feitas de um tecido sintético tipo mesh.
  2. Camisolas interiores de manga curta feitas de um tecido sintético tipo mesh
  3. Camisolas interiores de manga curta feitas de lã merino ou lã merino + fibras sintéticas.
  4. Camisolas interiores de manga comprida feitas de lã merino ou lã merino + fibras sintéticas.

layering velocity

Quando utilizar uma camisola interior em ciclismo

Cada tipo de camisola interior é desenhada para ser usada em determinadas situações:

  • As camisolas interiores de alças feitas de tecido mesh são perfeitas para temperaturas mais altas dos 15ºC e até 25-30ºC. Muitos ciclistas as utilizam mesmo em dias de verão muito quentes para se sentir mais confortáveis usando alguma coisa por baixo das alças dos calções ou como proteção durante uma longa descida. Esta é a camisola interior que deves usar quando utilizares o rolo de treino em casa.
  • As camisolas interiores de manga curta feitas de tecido mesh também podem ser usadas com temperaturas mais baixas das que mencionamos no ponto anterior, pois a maior diferença entre as duas é apenas o comprimento das mangas. A melhor coisa deste tipo de camisolas interiores é que afastam a umidade do suor de forma mais eficiente do que as camisolas de ciclismo; isto quer dizer que aumenta a respirabilidade, ajuda a esfriar o corpo e mantê-lo seco.
  • Ambas as camisolas de manga curta ou comprida de lã merino podem ser usadas desde temperaturas de -5ºC para cima, ou pelo menos até sentires que estás a ferver por dentro. Não é a opção mais óptima para os dias de verão de mais de 20ºC mas tudo depende das tuas preferências pessoais e quanto és sensível às baixas temperaturas.
  • Guardar uma camisola interior num dos bolsos da tua camisola de ciclismo pode ser útil já que podes colocá-la facilmente numa pausa durante uma rota longa ou numa descida. Esta peça evita o corpo se esfriar excessivamente mantendo-o quente e absorvendo o calor. 

E sim, estamos a falar sobre camisolas interiores de ciclismo mas, não te preocupes, não te vamos vigiar, assim que podes usá-la quando quiseres (como por exemplo praticando outros desportos ou atividades ao ar livre). Mesmo as camisolas interiores de lã merino podem ser usadas como roupa íntima de diário, graças às suas excelentes propriedades térmicas, assim como o seu ótimo (mas não muito justo) ajuste. Se ainda não a experimentaste quando não estás na bicicleta, recomendamos-te que o experimentes, não vais ficar decepcionado.

Como utilizar uma camisola interior em ciclismo

A camisola interior deve ficar em contacto com a pele e, por essa razão, é feita para ser usada por baixo das alças dos calções de ciclismo e não por cima. Desta forma, podes ter a camisola interior perfeitamente ajustada ao teu corpo.

Ambas as camisolas de manga curta e manga comprida podem ser usadas com qualquer tipo de vestuário, tudo depende de ti. Podem combinar-se com camisolas de ciclismo de manga curta ou manga comprida, casacos finos ou mesmo casacos de inverno. A camisola interior de manga comprida serve melhor com uma camisola de ciclismo de manga comprida, um casaco fino ou um casaco de inverno, já que não teria uma boa aparência por baixo duma camisola de ciclismo de manga curta, falando de estética.

layering compact e788aa68 3631 4d57 9051 977d8949e714

Detalhes importantes numa camisola interior

Já mencionamos o primeiro: A camisola interior deve ser justa para se ajustar confortavelmente à pele. 

Quanto menos bainhas tiver o tecido, melhor. As bainhas devem ser escondidas em lugares que não limitem os nossos movimentos e/ou que podem criar qualquer tipo de desconforto. Estas devem ficar no exterior e não no interior, assim como ser o mais lisas possíveis para evitar a fricção, etc.

A gola deve ser redonda e não muito alta para não sobressair da camisola de ciclismo. Se quiseres uma proteção extra para o teu pescoço no inverno, existem outros designs que têm uma gola mais alta e podem ser usados por baixo dum casaco térmico de inverno.

Apesar do cumprimento das mangas, certifica-te de que a tua camisola interior tem uma bainha diagonal desde a axila até a clavícula (manga raglan). No contrário a essas mangas, onde a bainha é apenas em cima do ombro, a manga raglan não limita os nossos movimentos. Além disso, se ajusta melhor a posição dos braços enquanto andas de bicicleta. 

srx pro team base layer women lifestyle estudio 06

Como cuidar corretamente da tua camisola interior

Quer seja feita de fibra sintética, quer seja feita de lã merino, é recomendável lavar a camisola interior imediatamente depois de fazer exercício, quanto antes, especialmente para as camisolas feitas de fibras sintéticas porque mesmo as peças com tratamentos antibacteriano e anti-odor perdem as suas propriedades com o passar do tempo. Se não lavares este tipo de tecidos, vão acabar por se tornar numa placa de Petri para todo tipo de bactérias e uma fonte de mau cheiro. Isto não acontece com a lã merino mas, tendo em conta que normalmente é combinada com fibras sintéticas, lava-a se não quiseres acabar por dizer: “Gosto do cheiro de bactérias pela manhã”.

As camisolas interiores são peças extremamente delicadas, é por isso que deves ter cuidado quando usares a máquina de lavar roupa, pois podem ficar presas dentro do tambor da máquina ou com os fechos de zíper ou velcro de outras peças de roupa. Lava a tua camisola de ciclismo à mão ou utiliza uma bolsa de lavar.

E cuidado, já que alguns tecidos, especialmente a lã merino, podem encolher quando lavados em água quente. Verifica as recomendações do fabricante para não acabar com uma camisola interior para crianças.

Se a água fria não for suficiente para tirar a sujidade e o mau cheiro, existem produtos de lavandaria especiais para eliminar odores mais fortes do que o ataque final de Mathieu Van der Poel no Strade Bianche em 2021.

Deixar um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados *

Artigos em destaque