nuevaosegunda ac66adc2 98d9 4760 b3ed 54b759b1c28c

Bicicleta Nova Vs Bicicleta Usada: Qual comprar?

O ciclismo e as bicicletas têm vindo a atingir novos picos de popularidade. Praticamente toda a indústria tem vindo a ter dificuldades em manter o stock e acompanhar a grande procura. Caso tenhas tentado comprar material online, viste quantos produtos estão esgotados. Se tiveres ido fisicamente a uma loja, certamente reparaste nas prateleiras meias vazias e ouviste o vendedor dizer que não sabem ao certo quando iriam ter determinados produtos disponíveis novamente.  

Estes problemas devem-se à combinação de um aumento enorme da procura de material desportivo e à quebra na produção e cadeias de distribuição, ambas causadas direta ou indiretamente pela Covid-19. Antes da pandemia, havia já um aumento na procura, mas a indústria foi capaz de gerir a situação e responder à procura. Em Março de 2020, tudo mudou.    

Por enquanto, e muito possivelmente ao longo do ano de 2021, vão continuar a existir problemas com os stocks. É por isso que muitas das pessoas têm optado pelo mercado de material em segunda mão para procurar peças para reparar a sua bicicleta, para comprar a sua primeira bicicleta e começar a pedalar ou simplesmente para renovar ou melhorar aquela que já têm. 

Com isso em mente, vamos falar acerca dos prós e contras de comprar uma bicicleta nova e de arranjar uma em segunda mão. Isto deverá te ajudar a responder às questões acima, uma vez que cada comprador tem diferentes necessidades que o podem levar a decidir de uma ou outra forma.   

Bicicletas Novas – Prós

  • Tudo é novo, vais ser o primeiro a usá-la pela primeira vez e deverá funcionar na perfeição. 
  • Deverá durar mais tempo e, se a tratares com cuidado, será fácil vendê-la mais tarde, mas isso depende muito do modelo. Por exemplo, uma bicicleta de estrada com travões de aro ou uma bicicleta de montanha de 27.5” ou 26” vão ser mais difíceis de vender.   
  • A garantia de fabrico. As marcas são bastante claras e referem que esta só se aplica ao primeiro comprador.
  • Serviço pós-venda. Se comprares uma bicicleta numa loja física tens esta opção caso algo deixe de funcionar corretamente ou caso precises de uma afinação. Caso compres online, o serviço de pós-venda pode ser inexistente ou mais complicado de aceder. 
  • Quando compras uma bicicleta nova, estás a fazer com que todas as ligações entre a produção e a cadeia de distribuição funcionem e por isso a apoiar a indústria desde o fabrico até à distribuição até ao serviço da loja.

Bicicletas Novas – Contras

  • O preço é a maior desvantagem. Dentro da mesma gama de modelos, uma bicicleta nova irá custar mais que uma usada. Podes conseguir melhores preços na época de saldos ou de promoções mas estas são cada vez menos comuns agora.   
  • Tempo de entrega. Antes da Covid-19, os tempos de entrega eram aceitáveis, mas agora há muitos modelos que não têm uma data específica de entrega em 2021 e algumas que nem sequer serão entregues este ano.  
  • Customização limitada. As marcas têm um modo de fabrico estandardizado e raramente dispõe de um serviço de estandardização para adaptar a tua bicicleta às tuas preferências ou necessidades pessoais.  
  • O interesse dos fabricantes é de manter o ritmo das vendas. As marcas querem renovar a sua linha de produtos constantemente e lançar novos modelos de bicicletas todos os anos. Mas não te deixes levar pela publicidade, grande parte das vezes não há mudanças significativas entre um modelo da coleção anterior e da nova. 

Bicicletas em segunda mão – Prós 

  • Preço. Ao contrário das bicicletas novas, o preço é a maior vantagem das bicicletas usadas. Podes conseguir comprar uma bicicleta em segunda mão de maior qualidade pelo mesmo preço ou podes encontrar facilmente um modelo em segunda mão similar ao modelo novo que andavas à procura.  
  • Prontidão. Outro ponto a favor das bicicletas em segunda mão é que não tens de esperar. Podes mesmo começar a andar na tua bicicleta nova no mesmo dia ou uns dias depois de a ter comprado. 
  • Perfeito para iniciantes. Se queres começar a andar de bicicleta, uma bicicleta em segunda mão significa que não vais gastar imenso dinheiro para ter uma boa bicicleta e experimentar.  
  • Consumir verde. A produção de bicicletas tem a sua pegada ecológica, por isso, ao comprar uma bicicleta usada, estamos a agir de forma sustentável e respeitando o nosso planeta.
  • O mercado de segunda mão também estimula a economia. Se alguém está a vender uma bicicleta, está provavelmente a planear comprar uma nova ou a tentar recuperar algum dinheiro para outras despesas.  
  • Antes de comprar, pensa em vender. Isto é mais uma dica que uma vantagem. Quando comprares uma bicicleta usada, pensa se serás capaz de a vender facilmente mais tarde – alguns modelos podem ser mais difíceis de vender. 

Bicicletas em segunda mão – Contras

  • Sem garantia. Esta é definitivamente a maior desvantagem, mas que pode ser contornada caso escolhas lojas físicas ou online que possibilitam a compra de uma garantia. Também podes assinar um contrato com o comprador caso se trate de um vendedor privado. 
  • Tem cuidado com aquilo que compras. Verifica com atenção a bicicleta e, caso não saibas como o fazer, aqui fica um artigo para te ajudar em relação a isso
  • Tem cuidado com a pessoa a quem compra. Caso compres online e não queiras tornar-te uma vítima de um esquema fraudulento, confia apenas em vendedores com boas avaliações. Caso faças o negócio em pessoa, vai com alguém que tenha conhecimento de bicicletas e  te encontre num espaço público.  Não confies nunca numa bicicleta demasiado barata, é bastante provável que tenha problemas escondidos ou pior, que tenha sido roubada.  

Vais ouvir todo o tipo de opiniões acerca do mercado de segunda mão. Há pessoas que compram sempre bicicletas e acessórios usados porque sabem como procurar, comparar e negociar. E depois, há aquelas pessoas que nem sequer põem a hipótese de comprar no Ebay devido a algumas más experiências ou porque só ouviram histórias de más experiências e por isso preferem comprar nas suas lojas locais. 

Para concluir, caso não te importes de pagar mais e aquilo que procuras é alguma segurança, garantia e confiança, então opta por uma bicicleta nova. Também podes dirigir-te a uma loja ou a uma página online que oferece garantia e a segurança de que estás a comprar uma bicicleta usada em boas condições.    

Por outro lado, caso o teu orçamento seja limitado e queiras comprar a melhor bicicleta possível, rapidamente e com a garantia de que a bicicleta teve uma boa manutenção, então opta por uma bicicleta usada e segue as nossas recomendações de como fazer uma inspeção apropriada de modo a evitar surpresas desagradáveis. 

Se vais começar a andar de bicicleta e ainda não sabes se este é o desporto para ti, podes comprar uma bicicleta nova, experimentar e, caso fiques descontente, vendê-la por um pouco menos daquilo que pagaste por ela. Podes também gastar menos numa bicicleta usada, garantindo que escolhes um modelo que se venda facilmente. Assim, consegues vendê-la caso decidas que o ciclismo não é a tua praia ou pelo contrário, te tornes apaixonado pelo ciclismo e escolhas mudar para um modelo melhor. 

Deixar um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados *

Artigos em destaque