manguitos mangalarga 22c0c0b5 b282 41b0 9899 098c93e7dbbf

Camisola de ciclismo de manga comprida ou manguitos com uma camisola de ciclismo de manga curta? A clássica pergunta quando chega a Primavera

A Primavera, no ciclismo, significa As Clássicas da Primavera, prestigiosas corridas dum dia como os 5 monumentos. Quatro delas têm lugar na Primavera: Milão-San Remo, De Ronde van Vlaanderen, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne-Liège. Entre outras clássicas da primavera estão: Ghent-Wevelgem, Amstel Gold Race ou Flèche Wallonne, e semi-clássicas como Dwars door Vlaanderen, Scheldeprijs ou Paris-Camembert.

A Primavera é um período de alta actividade para os ciclistas profissionais, e para os ciclistas amadores e o ciclismo de turismo significa mais horas de sol e melhores condições meteorológicas para sair e passar tempo na bicicleta com mais entusiasmo e paixão depois de assistir às clássicas. Podemos seguir o exemplo dos ciclistas profissionais e sair com camisolas de manga curta, mas a verdade é que: não somos profissionais e não temos um carro de equipa a dar-nos alimentos sólidos e líquidos, ou a ajudar-nos a tirar ou pôr camadas de roupa no caminho. Como principiantes, saímos de casa com os nossos próprios aperitivos, bebidas mas… o quê devemos usar para enfrentar o tempo mutável da Primavera? As dúvidas surgem. Neste post da Siroko vamos tentar responder a uma delas: Camisola de manga comprida ou manguitos com camisola de manga curta?

Não há só uma resposta. Depende de 4 fatores principais: 

  • Quão sensível és às temperaturas.
  • Que tipo de ciclista és e o teu estilo (passeio, ritmo acelerado, competição…).
  • O clima na tua zona.
  • A previsão do tempo para esse dia.

Com estas quatro características combinadas, a solução pode ser uma ou outra, até mesmo uma combinação de ambas. Podes usar uma camisola de manga curta com manguitos e uma camisola de manga comprida sobre ela. Como já explicamos, as peças de vestuário de ciclismo são muito versáteis e práticas, permitindo tirar camadas como uma cebola para encontrar o ponto perfeito.

Quão sensível és às temperaturas?

Se sentires calor mesmo no inverno, então a resposta é clara: uma camisola de manga curta com manguitos é a melhor opção. Com uma camisola interior térmica de lã merino de manga curta podes superar qualquer manhã fria. Se sentires frio durante o verão, é melhor escolher uma camisola de manga comprida sobre uma camisola interior térmica de lã merino (de manga comprida ou curta). Mesmo se fores mais sensível ao frio ou ao calor, levar um colete corta-vento no bolso da camisola é sempre recomendável na primavera.

Se o teu caso não for nem frio nem calor, podes mudar entre as duas soluções que mencionamos previamente ou recorrer a uma opção que combine as duas. Uma camisola interior térmica de manga curta de lã merino, uma camisola de manga curta, uns manguitos, uma camisola de manga comprida e um colete. Isto vai proporcionar três camadas de proteção que podes tirar ou pôr como precisares.

Quê tipo de ciclista és e qual é o teu estilo?

Um ciclista que gosta de correr rápido e intensamente, e que não costuma a ficar frio, vai escolher uma camisola de ciclismo de manga curta com manguitos e uma camisola interior térmica de manga curta. O colete corta-vento vai te ajudar no começo e vai manter o teu corpo quente durante as descidas ou as pausas. 

Um ciclista de turismo que gosta de desfrutar da rota e da paisagem a um ritmo moderado, vai optar por uma camisola de manga comprida. Por baixo desta, pode usar uma camisola interior térmica de manga comprida ou uma camisola de ciclismo de manga curta, mais uns manguitos.

Um mesmo ciclista pode precisar de roupas diferentes, dependendo do ritmo do passeio. Andar de bicicleta com a tua família na primavera não é a mesma coisa do que andar sozinho. Se andares a um ritmo suave e fores o ciclista mais forte do grupo, se calhar gostarías de manter o teu corpo um bocadinho mais quente e usar uma camisola de manga comprida. Como é provável que andes de bicicleta mais devagado do que de costume, o teu corpo não vai gerar tanto calor. Por outro lado, se não estiveres em forma e acabas de começar a pedalar, o teu corpo vai trabalhar mais duro, escolhe então uma camisola de manga curta combinada com manguitos.

Quando saímos sozinhos e marcamos o nosso próprio ritmo, o nosso corpo gera calor dependendo do calor ou frio que sintamos e dependo do clima e das condições climáticas da zona e do dia.

O clima na Primavera não é igual em todo lugar

Normalmente, a Primavera traz um aumento gradual das temperaturas e mais horas de sol. Em climas temperados e quentes, os dias mais longos são mais notáveis do que o aumento da temperatura, em comparação com o Inverno. No entanto, noutros climas começa a ficar mais quente, especialmente no meio do dia. Cada território tem o seu clima primaveril particular e, como se a diversidade presente não fosse suficiente, o aquecimento global está a afectar muitas áreas de formas diferentes, provocando ondas de calor ou de frio mais típicas do Verão ou do Inverno respectivamente.

É difícil dar um conselho universal porque o clima primaveril é diferente em cada área. Os ciclistas locais sabem qual é o rango de temperatura primaveril na sua zona, é por isso que a nossa recomendação é perguntar e pedir conselhos à comunidade ciclista local. 

Outra coisa que podemos dizer é que com temperaturas menores dos 10°C, nem penses em usar uma camisola de manga curta. No seu lugar, escolhe uma camisola de manga comprida, mas só se normalmente não ficas com frio e gostas de pedalar rápido e intensamente, senão sempre deves usar também um casaco.  Para temperaturas de 10°C ou mais podes começar a considerar a opção de utilizar uma camisola de manga curta. Para temperaturas acima dos 15°C, uma camisola de manga comprida vai ser demasiado. No entanto, como já dissemos, cada pessoa, cada ciclista e cada clima é totalmente diferente.

Mirar a previsão do tempo

As mudanças climáticas dum dia para o outro, ou até mesmo no mesmo dia, são muito mais importantes para os ciclistas do que o aumento gradual da temperatura ou as horas de sol que já mencionamos. É por isso que é essencial revisar a previsão do tempo para a area onde vamos a andar de bicicleta, tendo em conta que a Primavera e o Outono são estações com condições climáticas muito imprevisíveis.

Falando do guarda-roupa, estas estações são muito complicadas, já que requerem de peças versáteis e adaptáveis, fáceis de pôr ou tirar e de guardar nos bolsos. Combinar coletes de ciclismo e manguitos com camisolas de ciclismo de manga curta ou comprida e jogar com diferentes camisolas interiores térmicas dão uma ampla variedade de opções para fazer frente às mudanças climáticas de cada dia ou no mesmo dia.

Temos de ter em conta algumas regras: Se chove, uma peça impermeável é um must. Se chove e está frio, utiliza uma camisola interior térmica de manga comprida com uma camisola de ciclismo de manga comprida; se chove mas está quente, utiliza uma camisola interior técnica de manga curta, uma camisola de ciclismo de manga curta e manguitos. Se não chove, tudo depende da combinação dos três fatores mencionados anteriormente e do tempo. Na Primavera, o segredo é achar o que melhor funciona para ti e quais são as peças que te permitem desfrutar desta fantástica temporada cheia de clássicos e de paixão pelo ciclismo.

Deixar um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados *

Artigos em destaque